5 dicas para decoração de quarto infantil

5 dicas para decoração de quarto infantil
5 dicas para decoração de quarto infantil

A chegada de um filho vem acompanhada de uma série de expectativas e escolhas, a decoração do quarto infantil certamente está entre elas. Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer boas escolhas no processo de escolher que tipo de quarto você quer criar para o seu filho.

1. Escolha o mobiliário ideal para seu estilo de criação

Existem diversas tendências hoje no que se diz respeito a criação dos filhos e é comum, que os pais se familiarizem e tendam a um deles ou a uma combinação de vários deles.

Essa pesquisa é de grande valia na hora de escolher o mobiliário do quarto da criança. O conceito montessoriano, por exemplo, é baseado no método educacional Montessori, a partir do qual as crianças devem adquirir autonomia bem cedo. A ideia é que elas explorem e descubram, sozinhas, o espaço e os elementos ao seu redor.

Nesse caso, os móveis do quarto são mais baixos e acessíveis, para garantir essa independência a criança. O mesmo pode ser pensado a partir das atividades que você antecipa que serão realizadas no quarto.

2. Crie espaços acolhedores, que estimulem a criança

Os hábitos que adquirimos nos primeiros anos de vida nos acompanham para sempre, por isso, estimular seus filhos a adquirirem habilidades que vão ajudá-los nas próximas etapas da vida pode ser uma boa pedida. 

Crie um espaço para leitura, com grandes almofadas ou pequenos sofás, um tapete e um display de livros ao alcance da criança. O mesmo pode se dizer de um espaço onde ela possa desenhar, pintar e soltar a imaginação.

Ter um sistema de organização que deixe os brinquedos ao alcance dos pequenos também pode ser uma boa pedida.

3. Estabeleça uma lista de tarefas ou combinados

Defina um lugar para cada coisa que seu filho pertence e mostre a ele como deve ser guardado. Roupas e acessórios podem ser separados por estação, brinquedos podem ser armazenados em contêineres de plástico para que a criança possa ver o que está dentro sem abrir. 

Ao final de cada atividade, estimule a criança a colocar cada coisa em seu devido lugar, criando uma rotina de organização leve e prática. Dessa forma, além de entender a importância de manter as coisas organizadas, seu filho ainda é recompensado com um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

4. Desapegar deve ser um processo constante

Quando muito se tem, nada mais parece ter graça. Com espaços cada vez mais compactos e vidas cada vez mais agitadas, muitos de nós acabamos nos tornando acumuladores sem perceber. Ensinar as crianças uma forma mais saudável de lidar com os objetos que possuem pode ser mais simples do que você imagina.

Determine um período de tempo para revisitar as roupas, livros e brinquedos que seu filho possui e ensine-o a doar aquilo que já não faz mais sentido pra ele. O mesmo vale para quando ele ganhar algo novo, sempre que um novo brinquedo for adicionado a coleção, peça-o para escolher aquele que deve ir embora. 

Uma ótima experiência é levá-lo para entregar o brinquedo para outra criança, o sentimento de empatia com o próximo certamente será memorável e positivo para o desenvolvimento do pequeno.

5. Não esqueça, um pouco de bagunça faz parte do processo

Ao projetar a decoração do quarto dos filhos não é difícil imaginar que tudo sempre permanecerá como aquelas fotos de referência do Pinterest. Entretanto, crianças não costumam seguir um padrão de ordem o tempo todo e tudo bem. 

Lembre-se de aceitar esse processo e aproveitá-lo ao máximo. Se a bagunça significar diversão, conhecimento e novos aprendizados, ela deve fazer parte da rotina, certo? Chegar a um ponto de equilíbrio entre manter as coisas em ordem e aproveitar ao máximo cada momento com seu filho é a chave para a decoração perfeita.

Quartos infantis são cheios de possibilidades de criação e decoração, encontrar aquele que casa com o seu estilo é apenas uma questão de planejamento. Esperamos que essas dicas tenham ajudado e que você e sua família possam construir inúmeras lembranças nesse novo espaço.

Para receber mais dicas como essa, siga a Daico no Facebook e Instagram. Nos vemos por lá! 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)