12 dicas de organização da casa que vão facilitar o seu dia a dia

12 dicas de organização da casa que vão facilitar o seu dia a dia
12 dicas de organização da casa que vão facilitar o seu dia a dia

Deixar a casa em ordem nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por isso, separamos 12 dicas de organização  da casa que vão facilitar o seu dia a dia e transformar sua casa sem grandes esforços. Afinal, nem sempre você precisa reformar seu espaço para conseguir um novo ambiente.

Antes de começar a organização da casa 

Doe o que você não usa mais

É normal acumular coisas, seja por comodidade ou por apego. Mas uma casa só vai estar organizada se tiver um lugar para cada coisa, por isso, o primeiro passo de qualquer organização precisa ser olhar para aquilo que você já não usa mais e deixar ir. 

Crie rotinas 

Acostume-se a fazer as coisas de um jeito mais organizado. Crie pequenas rotinas de organização que otimizam o seu tempo e não deixam as tarefas acumularem. Comece lavando sua xícara depois do café ou guardando o casaco ao chegar em casa do trabalho. 

Tenha uma caixa de apoio

Uma boa dica para quem está começando é ter uma caixa de apoio em um cômodo estratégico da casa, como a sala, por exemplo.

Nessa caixa, coloque as coisas que tirou do lugar e não vai guardar imediatamente ou aquelas que você ainda não sabe onde colocar. Também é importante estabelecer um dia da semana para esvaziar a caixa. 

Agora que você já entrou no clima, veja as dicas de organização da casa, que estão separadas por cômodos: 

Cozinha

  1. Organize tudo em compartimentos identificados

Utilize potes herméticos transparentes para as comidas. Separe os potes de suas tampas e organize-os por tamanho. O mesmo vale para as panelas. 

Guarde os eletrodomésticos no mesmo lugar, coloque divisores nas gavetas e separe tudo por ordem de uso. Depois de cada item tiver um lugar definido, etiquete o que for necessário com nome e data de validade. 

  1. Aposte em barras e suportes nas paredes 

Use suportes para toalhas, porta sacolas e objetos menores. Barras imantadas podem ser uma boa pedida para facas e talheres. Suportes com ventosas funcionam bem para a região da pia. 

  1. Mantenha a bancada sempre limpa

O espaço em que as refeições são preparadas não pode estar cheio de coisas. Deixe essa área livre e limpa. Assim cozinhar se torna uma terapia e não um problema. 

 Veja também: Ideias de cozinha planejada: como os móveis podem dar um up na decoração?

Sala

  1. Organizadores são seus melhores aliados

Use-os para arrumar os controles remotos, dvds, livros, cabos e demais objetos que você tiver na sala. Assim cada coisa tem um lugar específico para estar.

  1. Arrumar as almofadas é o mesmo que fazer a cama

Almofadas arrumadas e bem distribuídas deixam qualquer ambiente mais organizado. 

Se você tem almofadas demais para o sofá, uma boa dica é guardá-las naquele espacinho que está sobrando na parte inferior do hack. 

  1. Menos é mais 

A decoração clean, além de garantir um ar requintado também é mais prática para manter limpa e organizada. 

Se você tem muitos objetos de decoração e não está disposto a abrir mão deles, faça um rodízio. 

Quarto

  1. Acordou? Arrume sua cama

Uma cama arrumada muda completamente o visual do seu quarto. Além disso, é uma ótima forma de começar o dia. 

  1. Separadores vão facilitar sua vida

Aposte em separadores para meias e roupas íntimas. Você também pode ganhar espaço usando divisórias verticais nas suas gavetas. 

  1. Um closet em ordem economiza muito tempo no seu dia a dia 

Pendure as camisas e dobre as camisetas. Organize as peças por ordem de uso e guarde seus sapatos um de frente para o outro. Se você sabe exatamente onde aquela peça de roupa está, vai economizar muito tempo ao se arrumar.

Banheiro

  1. Separe os produtos de beleza por morador

Seja em organizadores ou gavetas, delimite um espaço para cada morador organizar suas coisas. Assim ninguém perde nada e a rotina fica mais eficiente. 

  1. Dobre as toalhas em rolinhos

Esse método de organização da casa economiza espaço e ajuda na hora de encontrar a toalha que você está procurando. Além, é claro, de garantir um charme extra na decoração. 

Hall de entrada

  1. Cabideiro, porta-chaves e sapateira

Um trio fantástico para ter ao lado da porta de entrada. Assim, ao chegar em casa, você vai saber exatamente onde deixar as chaves, pendurar o casaco e poderá trocar de calçado confortavelmente. 

Se você chegou até aqui, também vai gostar de: Como utilizar móveis multifuncionais para decoração impecável

Bônus: revise sempre que necessário

Nossa casa é nosso lar, o lugar onde vivemos bons momentos e recarregamos nossas energias. Por isso mesmo, ela é um organismo vivo, que muda junto com nossas vivências e rotinas, dessa forma, sempre que necessário, você pode revisar essas dicas e adaptar o que achar pertinente. 

Esperamos que essas dicas de organização da casa deixem o seu dia a dia mais fácil. Quer receber mais conteúdos como esse? Siga a Daico nas redes sociais: Facebook e Instagram

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)