Descubra as 4 melhores dicas para parceria de negócios eficientes

Descubra as 4 melhores dicas para parceria de negócios eficientes
Descubra as 4 melhores dicas para parceria de negócios eficientes

Há quem diga que ninguém é uma ilha. Outros, que a união faz a força. O mesmo se dá para quem tem empreendimentos comerciais. Há momentos em que os parceiros são uma força inestimável para promover o crescimento. Só que, na realidade dos pequenos empreendedores, pode ser difícil conseguir estabelecer uma parceria de negócios eficaz e duradoura.

Quer saber como ter maior eficiência e durabilidade ao estabelecer acordos com outras empresas e profissionais? Confira nossas dicas no artigo!

Qual a importância dos parceiros para o sucesso da sua loja?

Fazer tudo sozinho pode ser trabalhoso, e as chances de erro são enormes. Afinal, cada um se especializa de acordo com suas potencialidades e gostos. A parceria de negócios vem justamente para somar forças a fim de finalizar um projeto, como abrir uma nova loja, melhorar os resultados de vendas ou estabelecer um e-commerce.

E já que abordamos o assunto loja virtual, perceba como parceiros com sólidos conhecimentos são fundamentais. É preciso pensar na construção das páginas, no design, na segurança e na promoção para atrair cliques e clientes. Tudo isso requer experiência e capacidades específicas para dar certo. Em vez de quebrar a cabeça para fazer você mesmo, por que não se juntar a quem já sabe?

Esse exemplo pode ser aplicado a outros itens referentes à sua loja. Uma proposta interessante é considerar cada pessoa ou empresa que se juntam a você (inclusive os funcionários), de forma pontual ou permanente, como um parceiro: juntos para transformar, de forma positiva, o presente e o futuro.

Por que nem toda parceria funciona?

Parcerias de negócios para sua loja são bastante parecidas com outras em sua vida, como família e amigos. É preciso cuidar para que sejam positivas, respeitar o outro e estar constantemente empenhado em promover melhorias.

Acordos devem ser uma via de dois lados, resultado de uma negociação clara em que os papéis, direitos e deveres estão estabelecidos. Não caia na tentação da informalidade. O planejamento cuidadoso é condição para a tranquilidade na relação.

No entanto, fica uma orientação para quando as coisas não estão funcionando de forma satisfatória: saiba o momento de reconhecer que não dá mais para continuar, desfaça o combinado — de forma pacífica — e busque outras alternativas mais proveitosas para ambas as partes.

Como fazer uma parceria de negócios dar certo?

Separamos, a seguir, algumas dicas práticas para promover parcerias produtivas e evitar problemas:

1. Respeite o relacionamento

A melhor negociação é aquela em que todos os envolvidos saem ganhando. Portanto, é preciso assumir o risco de abrir mão do controle total e da sua maneira de ver as situações em prol do outro.

No início, pode ser desconfortável, mas, com o tempo, a confiança ganha força e será muito mais fácil tanto reconhecer suas vulnerabilidades quanto lidar com os defeitos do outro.

2. Busque pessoas e empresas com mentalidades afins

Basta pesquisar para descobrir que parcerias são sociedades de pessoas/empresas com objetivos em comum. Portanto, na hora de eleger os parceiros, procure aqueles que compartilhem dos seus pensamentos.

Se o seu perfil é mais tradicional e hierarquizado, ter como parceiro uma empresa mais flexível pode não ser a escolha ideal, gerando conflitos principalmente em momentos de maior tensão.

3. Construa um bom networking

Quanto maior a sua rede de contatos, melhores as possibilidades de encontrar bons parceiros. Converse, troque ideias e participe de grupos de empreendedores da sua região. Além de ser uma ótima forma de melhorar seus conhecimentos, o contato com diferentes pessoas e empresas ajuda na hora em que você estiver em busca de colaboração para um projeto.

4. Seja honesto

Fuja da vontade de guardar informações apenas para si, deixando de ver o parceiro como um competidor. Informe sobre seus objetivos, potencialidades e defeitos com transparência, abrindo caminho para que ele aja da mesma forma. Relacionamentos baseados em mentiras ou em omissões têm muito mais chances de fracassar.

Esperamos que você possa aproveitar nossas dicas para promover uma parceria de negócios cada vez mais eficiente!

Quer saber como se juntar a empresas para aumentar as vendas da sua loja? Confira nosso artigo sobre o assunto clicando aqui!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)