9 dicas para mudar um ambiente sem reformar

9 dicas para mudar um ambiente sem reformar
9 dicas para mudar um ambiente sem reformar

Assim como a moda, a decoração também segue tendências. E nada como ter um lar aconchegante, bonito e moderno, não é mesmo? A notícia boa é que, para mudar um ambiente, não é preciso fazer uma reforma e nem aguentar os transtornos e a bagunça característicos de uma obra.

Bastam alguns truques para renovar sua casa sem quebra-quebra, sujeira e sem gastar muito. Ficou curioso para saber como fazer isso? Neste post, separamos dicas fáceis e práticas que farão toda a diferença na sua decoração. Acompanhe!

1. Dê uma cara nova às paredes sem reformar 

As paredes compõem o pano de fundo de qualquer decoração. Por isso, dar uma renovada nelas é um recurso simples e barato para mudar um ambiente. Você pode escolher só uma em cada cômodo para repaginar com uma cor forte e alegre.

Pesquise paletas que estão em voga e escolha a que combina com seu estilo e com o que você deseja para o espaço. Outra maneira é utilizar um papel de parede. O mercado oferece inúmeras opções: lisos, estampados, com textura, 3D. Analise qual harmoniza melhor com o ambiente e aplique-o em paredes específicas do seu lar.

2. Mude os móveis

Dispor o mobiliário de forma diferente também é uma excelente forma de ter um espaço mudado. Então, reposicione sofás, armários, mesas, aparadores e outros itens do seu lar. O ideal é medi-los antes de arrastá-los para um novo lugar a fim de verificar se cabem e se ficam bons na nova posição.

Busque referências para entender se algum móvel pode ser usado de outra forma, em outro cômodo talvez. Ver as peças que você já possui com outro olhos é sempre uma boa forma de mudar sem reformar. 

3. Modifique a iluminação

A luz é capaz de dar novos ares a qualquer decoração. Aproveite ao máximo a luminosidade natural. Com relação à artificial, observe as necessidades do ambiente. A temperatura da cor é responsável pelas sensações no cômodo. Nesse sentido, a luz branca deve ser utilizada em locais de trabalho ou estudo, no banheiro, na cozinha e na lavanderia, pois faz com que a atenção seja despertada.

Em ambientes onde deve prevalecer o conforto e o aconchego, o ideal é optar por luz amarelada. Para criar um clima ainda mais intimista, aposte em iluminação indireta, utilizando abajures, arandelas, pendentes e luminárias. O resultado será uma luz suave, difusa e com grande conforto visual. Escolha peças que harmonizem com o ambiente e cujas dimensões sigam as do cômodo. Por exemplo, uma sala de estar grande requer uma luminária grande ou um abajur de chão com cúpula volumosa.

4. Aposte em objetos decorativos

Observe com atenção seu ambiente para identificar pontos vazios, os quais poderiam comportar itens decorativos. O recomendado é optar por objetos médios ou grandes e em pouca quantidade. Caso contrário, dará uma sensação de bagunça e desconforto visual.

Em relação a vasos, luminárias, pendentes, quadros e itens com valor sentimental, dose o tamanho e analise se combinam com o restante da decoração. Se o décor for predominantemente clean e neutro, aposte em itens com cores fortes e vibrantes para criar pontos focais interessantes. A luz direcionada é uma maneira incrível de valorizar esses objetos.

5. Plantas trazer vida nova ao ambiente

Entenda como a luz natural se comporta no ambiente que você quer reformar e busque plantas que se adaptem a esse ambiente. Pode ser um pontinho verde na decoração ou você pode mergulhar de cabeça no urban jungle, tudo depende do objetivo a ser alcançado.

Se você tem crianças ou animais de estimação, não esqueça de atentar para as plantas que são amigáveis a eles. A dedicação que cada tipo de planta precisa também deve ser levada em consideração, caso contrário, você pode acabar tendo que trocar todas as suas mudinhas em um curto espaço de tempo.

 

6. Opções para pendurar

Sejam quadros, pratos ou porta-retratos; adesivos, espelhos e até lousas, uma forma prática de mudar o visual do ambiente é decorar uma (ou algumas) parede com objetos de decoração. Quais e quantos? Tudo depende do estilo de ambiente que você está buscando, as combinações são infinitas. 

Se você não quiser furar a parede, use fita dupla face própria para pendurar quadros e objetos. 

 

7. Nichos e prateleiras

Fáceis de pendurar, versáteis e cheias de possibilidades, os nichos e prateleiras são peças que nunca saem de moda. Seja para servir de suporte para seus quadros e plantas, mudar os livros de lugar ou dispor aquela coleção que você sente uma pena de deixar encaixotada, investir nessas peças sempre é uma boa pedida. 

Avalie adquirir as peças em materiais neutros, dessa forma, quando você cansar delas em algum lugar, pode mudar mudar para outro espaço sem muito problema.

8. Troque as cortinas

As cores e tecidos dão um toque todo especial aos ambientes, por isso, uma boa forma de mudar a aura é trocar de cortinas. Mude de estilo, de cor, de tecido, de comprimento, invente a moda que quiser. 

Se você não quiser fazer um investimento alto, tente mudar as cortinas de cômodo, ou ainda, investir em adereços como bandôs e abraçadeiras.

9. Dá pra mudar o piso sem reformar?

Dá sim! Você pode investir em tapetes, para destacar espaços e deixar o ambiente mais confortável ou pode optar por uma mudança mais uniforme e aplicar laminados de sua preferência. 

A opção ideal depende do seu estilo, tapetes são mais versáteis, podendo serem mudados de lugar quando der na telha, mas o conforto de um piso laminado também vai muito bem, principalmente para quem tem crianças pequenas. 

 

Mudar o visual de um ambiente sem precisar passar pela bagunça de uma reforma é possível e mais fácil do que você imaginava. Basta alterar alguns detalhes e sua casa ficará totalmente diferente. Siga as nossas dicas e tenha um lar moderno, repaginado e super confortável.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre decoração? Então assine nossa newsletter para receber as melhores publicações sobre o assunto!

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)