5 dicas para decorar um apartamento pequeno

5 dicas para decorar um apartamento pequeno
5 dicas para decorar um apartamento pequeno

Com a crescente tendência de construções cada vez mais compactas, decorar apartamentos pequenos é uma pauta que veio para ficar. Uma proposta desafiadora, que exige muita criatividade. Você está preparado? 

1. Apartamentos pequenos combinam com soluções inteligentes

Quando o espaço é limitado, todo cantinho importa, por isso, é preciso pensar e planejar qual a melhor forma de aproveitar cada espaço.  talvez o primeiro passo para fazer isso não esteja exatamente nos móveis, mas em entender e planejar o que seu novo lar precisa ter, o que você quer muito que ele tenha e o que pode ser deixado de lado.

Um dos principais desafios de decorar espaços pequenos é que eles não fiquem cheios de coisas empilhadas, criando aquela sensação claustrofóbica. Por isso, antes de planejar a cor da sua pia ou sofá, talvez seja melhor fazer uma limpa no que vai ou não para a casa nova.

2. Móveis multifuncionais podem ajudar

Televisões que podem ser usadas na sala e no quarto ao mesmo tempo, sofás-camas, móveis duplos, nichos que dividem ambientes, escadas que também são armários, esses são alguns dos exemplos de móveis multifuncionais que ajudar a decorar com charme e ainda salvam espaços preciosos em um apartamento pequeno. 

Os móveis multifuncionais têm sido os “melhores amigos” de quem deseja fazer um lindo projeto de decoração em espaços pequenos. Justamente por reunir mais de uma função, seu uso se torna fundamental para otimizar ambientes e gerar maior praticidade para quem reside no local. 

Nós temos um artigo todo dedicado a tirar dúvidas sobre esse tipo de mobiliário, clique aqui e confira. 

3. Integração de ambientes

paredes e divisórias costumam tomar bastante espaço, por isso, eliminá-las é cada vez mais comum nos projetos de decoração de pequenos espaços. O segredo aqui é entender como são seus hábitos em casa e quais áreas precisam se manter separadas e quais podem ser compartilhadas. 

Quem faz home office, pode gostar de um escritório separado. Quando um dos integrantes do casal adora dormir até mais tarde, um quarto com paredes pode ser interessante. Já cozinha e sala, são ambientes muito tranquilos de integrar, pois eles cabem em muitos estilos de vida. 

A ideia aqui é sempre pensar o que te ajuda a ganhar espaço ao mesmo tempo em que encaixa no seu estilo de vida.

 

4. Comece esse projeto com o pé direito

Seu novo apartamento tem um pé direito duplo, ou mesmo um teto um pouco mais alto? Aproveite! Já que o espaço na horizontal é limitado, o jeito está em explorar o espaço na vertical. 

Crie armários que vão até o teto, faça uma biblioteca suspensa ou aposte em um mezanino com cama em cima e closet embaixo, as possibilidades são infinitas. Lembre-se que, além de criar um espaço suspenso, você pode usar o espaço da escada para criar nichos e armários. 

 

5. Móveis planejados, vale a pena investir

A vantagem de optar por móveis planejados em um espaço pequeno é que você tem certeza que estará aproveitando cada metro quadrado. Ao contrário dos móveis prontos, você ganha espaço e tempo ao não precisar fazer gambiarras e malabarismos para fazer os móveis caberem. 

O investimento normalmente é maior do que as outras opções, mas além do espaço, você também ganha em estilo, acabamento e durabilidade. 

Tem um apartamento pequeno decorado do jeitinho que você sempre sonhou está mais perto do que você imagina. Criar um espaço compacto, organizado e ao mesmo tempo acolhedor é um desafio mas também uma satisfação, só imaginar seu ap novo prontinho já faz todo trabalho valer a pena. 

E aí, preparado para embarcar nessa aventura? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas como essa. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)