Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer

Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer
Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer

A varanda pode se tornar o espaço preferido de qualquer lar, seja para relaxar após um dia agitado, seja para receber os amigos para uma gostosa confraternização. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldade para decorar o espaço e torná-lo bonito, bem como funcional e confortável. Por esse motivo, preparamos este post com dicas valiosas para decoração de varanda gourmet.

Esse cômodo é uma tendência recente para decorar o espaço destinado à varanda. Ou pode até ser uma extensão da cozinha. É projetado para facilitar o convívio social e lazer, de forma charmosa e descontraída. Em geral, contém eletrodomésticos e armários para preparar refeições.

Aqui, você aprenderá como transformar esse lugar em um ambiente aconchegante, dentro das tendências de décor e com muita personalidade. Então, continue com a leitura e anote nossas dicas!

Para a decoração de varanda gourmet:

Considere o espaço disponível

Antes de pensar na decoração para a sua varanda gourmet, analise o espaço disponível. Por exemplo, se for um ambiente pequeno, o ideal é pensar em uma bancada para substituir uma mesa. Se não for possível fazer uma churrasqueira, opte por um modelo portátil. Desse modo, ela pode ser guardada enquanto não estiver em uso.

Priorize móveis e objetos necessários, úteis e práticos. Então, se sobrar espaço, comece a pensar em outros elementos. Caso contrário, sua varanda ficará apertada e comprometerá a organização e o conforto que deseja proporcionar a ela. Em espaços maiores, não economize na quantidade de assentos.

Aposte em móveis planejados

Utilizar móveis planejados para a decoração de uma varanda gourmet é uma maneira extremamente eficaz de aproveitar cada cantinho do espaço disponível com muita funcionalidade e beleza. O projeto é feito de modo a atender com perfeição as necessidades dos moradores e seguir o estilo de decoração desejado.

Além disso, contam com ótima durabilidade e sofisticação nos acabamentos, que a otimização e o requinte do ambiente exigem. Também, podem ser utilizados móveis multifuncionais, ou seja, que assumem outras funções além da original. Para a varanda, bancos e pufes podem virar suporte para servir petiscos e bebidas, por exemplo.

Siga o estilo decorativo do restante da casa

Combinar a decoração da varanda gourmet com a do restante do seu lar é muito importante para criar uma harmonia. Você pode acrescentar cores, utilizar tons mais ou menos vibrantes, deixar o ambiente mais sóbrio ou mais rústico, mas sempre seguindo o estilo já adotado para a casa.

Isso deve ser seguido principalmente nos casos em que a varanda é utilizada como uma extensão da sala de estar ou da cozinha.

Coloque um pouco de verde na decoração da varanda gourmet

É fato que as plantas acrescentam vida e frescor a qualquer lugar. E a varanda é o lugar perfeito para recebê-las. Se o espaço permitir, coloque vasos no chão com folhagens altas. Ou, então, vasos pendentes ou pequenos arranjos com suculentas em prateleiras ou nichos.

Se quiser utilizar ainda mais verde, aposte em um jardim vertical. Além de requerir pouco espaço, você pode usá-lo para cultivar temperos como manjericão, pimenta, tomilho, cominho, cebolinha e salsinha. Desse modo, terá temperos fresquinhos sempre à mão para preparar pratos deliciosos.

Aproveite a iluminação natural

Ao longo do dia, aproveite a iluminação natural do ambiente. Quando for utilizar a varanda à noite, invista em luzes difusas e indiretas, com arandelas, pendentes e luminárias com luz em tom amarelado.

Isso garante a sensação de aconchego para passar bons momentos sozinho ou recebendo os amigos para um jantar. Para valorizar os arranjos ou jardim vertical, utilize refletores direcionados. O efeito criado é incrível e dá um ar de sofisticação ao paisagismo.

Muitas vezes, a varanda acaba se tornando um cômodo pouco utilizado. Entretanto, lembre-se que é um lugar com muito potencial. Portanto, se você conta com um espaço assim em sua casa, aproveite as nossas dicas de decoração de varanda gourmet e crie um ambiente bonito, aconchegante e funcional para receber seus amigos e familiares para passar momentos especiais juntos.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre decoração e de mobiliário? Curta nossa página no Facebook! Assim você poderá acompanhar os melhores conteúdos.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)