Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer

Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer
Decoração de varanda gourmet: saiba como fazer

A varanda pode se tornar o espaço preferido de qualquer lar, seja para relaxar após um dia agitado, seja para receber os amigos para uma gostosa confraternização. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldade para decorar o espaço e torná-lo bonito, bem como funcional e confortável. Por esse motivo, preparamos este post com dicas valiosas para decoração de varanda gourmet.

Esse cômodo é uma tendência recente para decorar o espaço destinado à varanda. Ou pode até ser uma extensão da cozinha. É projetado para facilitar o convívio social e lazer, de forma charmosa e descontraída. Em geral, contém eletrodomésticos e armários para preparar refeições.

Aqui, você aprenderá como transformar esse lugar em um ambiente aconchegante, dentro das tendências de décor e com muita personalidade. Então, continue com a leitura e anote nossas dicas!

Para a decoração de varanda gourmet:

Considere o espaço disponível

Antes de pensar na decoração para a sua varanda gourmet, analise o espaço disponível. Por exemplo, se for um ambiente pequeno, o ideal é pensar em uma bancada para substituir uma mesa. Se não for possível fazer uma churrasqueira, opte por um modelo portátil. Desse modo, ela pode ser guardada enquanto não estiver em uso.

Priorize móveis e objetos necessários, úteis e práticos. Então, se sobrar espaço, comece a pensar em outros elementos. Caso contrário, sua varanda ficará apertada e comprometerá a organização e o conforto que deseja proporcionar a ela. Em espaços maiores, não economize na quantidade de assentos.

Pense para que tipo de evento a varanda será usada

Sua família não abre mão de fazer churrasco todo domingo? Quando vocês reúnem os amigos, qual costuma ser o cardápio? Quarta é dia de reunir a galera pra ver o futebol?

Pense nas situações que mais acontecem com a sua família. Essa análise vai lhe trazer dicas valiosas acerca do que não pode faltar na sua sacada gourmet. Dessa forma, você vai chegar a um projeto prático e equilibrado, criando um espaço que toda família gosta de estar.

Use a churrasqueira como ponto principal

A churrasqueira pode ser usada como seu ponto de partida para a concepção de todos os demais móveis e utensílios. O primeiro passo é escolher seu formato, ela pode ser de tijolos, de barro, elétrica, portátil, tudo depende dos gostos do churrasqueiro.

O segundo passo é escolher um local estratégico para ela, tanto para seu uso, pensando na disposição dos ingredientes para o preparo dos churrascos; quando para a harmonia arquitetônica do espaço, evitando problemas com a fumaça e criando um bom fluxo de passagem. Se, no seu caso, a churrasqueira já está construída, basta pensar seu projeto a partir dela.

Aposte em móveis planejados

Utilizar móveis planejados para a decoração de uma varanda gourmet é uma maneira extremamente eficaz de aproveitar cada cantinho do espaço disponível com muita funcionalidade e beleza. O projeto é feito de modo a atender com perfeição as necessidades dos moradores e seguir o estilo de decoração desejado.

 Além disso, contam com ótima durabilidade e sofisticação nos acabamentos, que a otimização e o requinte do ambiente exigem. Também, podem ser utilizados móveis multifuncionais, ou seja, que assumem outras funções além da original. Para a varanda, bancos e pufes podem virar suporte para servir petiscos e bebidas, por exemplo.

Selecione utensílios e eletrodomésticos

Depois de mobiliar, é hora de pensar que tipo de aparelho de jantar, pegadores, panelas, copos e eletrodomésticos vão fazer parte da sua varanda. Novamente, é importante que você pense no objetivo da varanda e faça sua lista a partir dele.

Um kit de pegadores de churrasco é sempre uma boa forma de começar, você pode seguir optando por uma chopeira ou adega e jogos de copos respectivamente apropriados. Taboas de servir e conjuntos de petiscos também são boas pedidas.

Procure começar com o básico e ir aumentando sua cartela de opções conforme a necessidade.

Siga o estilo decorativo do restante da casa

Combinar a decoração da varanda gourmet com a do restante do seu lar é muito importante para criar uma harmonia. Você pode acrescentar cores, utilizar tons mais ou menos vibrantes, deixar o ambiente mais sóbrio ou mais rústico, mas sempre seguindo o estilo já adotado para a casa.

Isso deve ser seguido principalmente nos casos em que a varanda é utilizada como uma extensão da sala de estar ou da cozinha. Já se a varanda for um espaço a parte da casa, você pode optar por algumas mudanças mais ousadas.

Coloque um pouco de verde na decoração da varanda gourmet

É fato que as plantas acrescentam vida e frescor a qualquer lugar. E a varanda é o lugar perfeito para recebê-las. Se o espaço permitir, coloque vasos no chão com folhagens altas. Ou, então, vasos pendentes ou pequenos arranjos com suculentas em prateleiras ou nichos.

Se quiser utilizar ainda mais verde, aposte em um jardim vertical. Além de requerer pouco espaço, você pode usá-lo para cultivar temperos como manjericão, pimenta, tomilho, cominho, cebolinha e salsinha. Desse modo, terá temperos fresquinhos sempre à mão para preparar pratos deliciosos.

Pense na manutenção e na praticidade do seu espaço gourmet

Por ser um espaço externo pensado para ter circulação de um certo volume de pessoas, manter sua varanda gourmet organizada não pode ser uma tarefa complexa. Prestar atenção em alguns detalhes simples vai fazer toda diferença. 

Se a varanda for projetada na sacada, considere o uso de películas no vidro ou persianas nas janelas. Já se a área for ser construída externamente, escolha os materiais com cuidado para que, além de garantir a estética adequada, eles também sejam fáceis de limpar. Tratando-se de uma área externa também é necessário atentar-se para a durabilidade dos móveis e estruturas.

Aproveite a iluminação natural

Ao longo do dia, aproveite a iluminação natural do ambiente. Quando for utilizar a varanda à noite, invista em luzes difusas e indiretas, com arandelas, pendentes e luminárias com luz em tom amarelado.

Isso garante a sensação de aconchego para passar bons momentos sozinho ou recebendo os amigos para um jantar. Para valorizar os arranjos ou jardim vertical, utilize refletores direcionados. O efeito criado é incrível e dá um ar de sofisticação ao paisagismo.

Pense fora da caixa

Além da função óbvia de preparar refeições especiais e reunir pessoas queridas, a varanda gourmet não deixa de ser uma varanda. Pensando nisso, você pode incorporar estrategicamente alguns móveis ou utensílios que não estão diretamente ligados ao preparo das refeições.

Por exemplo, se você adora ler com o pôr do sol ao fundo, que tal incorporar uma poltrona confortável ao projeto? O mesmo pensamento vale para projetos de artesanato, jogos e outros hobbies pessoais ou familiares. Dessa forma todos vão aproveitar ao máximo o espaço, não só na hora das refeições.

Muitas vezes, a varanda acaba se tornando um cômodo pouco utilizado. Entretanto, lembre-se que é um lugar com muito potencial. Portanto, se você conta com um espaço assim em sua casa, aproveite as nossas dicas de decoração de varanda gourmet e crie um ambiente bonito, aconchegante e funcional para receber seus amigos e familiares para passar momentos especiais juntos.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre decoração e de mobiliário? Curta nossa página no Facebook! Assim você poderá acompanhar os melhores conteúdos.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)