Aprenda a usar as cores na decoração da casa

Aprenda a usar as cores na decoração da casa
Aprenda a usar as cores na decoração da casa

Mais do que ver, cores nos fazem sentir, decorar com as cores certas pode mudar completamente a percepção que temos dos ambientes que nos rodeiam. Veja como fazer as combinações certas e impressionar nos seus projetos.


O significado das cores na decoração

Quais sentimentos a decoração daquele espaço quer transmitir? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer ao se prepara para decorar com cores. Segundo a Psicodinâmica das Cores, cada uma delas exprime um tipo de sentimento. 

Calma, agitação, energia, romance, tranquilidade, qual dessas sensações servem melhor ao lugar que você está decorando? Essa vai ser sua bússola para escolher a paleta de cores que mais faz sentido para cada projeto. 

Sugerimos que você escolha uma cor principal para o espaço e, a partir dela, entenda as possíveis combinações.

Círculo Cromático

Essa é a hora de lembrar das aulas de artes do primário. Brincadeiras a parte, o círculo cromático é a melhor forma de escolher as cores certas para sua decoração sem errar a mão. 

O círculo é formado por 12 cores, as 3 primárias (amarelo, azul e vermelho), as 3 secundárias (laranja, verde e roxo) e as 6 terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado). 

Dentro do círculo ainda existem algumas variações, quanto mais perto do centro, menos saturadas são as cores, enquanto no sentido oposto, a saturação aumenta. Também é importante notar que a parte de cima é formada pelas cores frias e a de baixo, pelas cores quentes. 

Agora, é hora de combinar.

Combinações monocromáticas

Essa é fácil, é a combinação que envolve várias tonalidades da mesma cor ou, ainda, da mesma textura. Essa repetição cria harmonia ao ambiente e dá um ar mais clean à decoração. 

Cores análogas

São as cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático, como no exemplo da foto, o verde e o amarelo estão um ao lado do outro no círculo. Por serem semelhantes, essas cores formam uma combinação harmoniosa ao mesmo tempo em que dão personalidade ao ambiente.

Cores complementares

São as cores que estão em direções opostas no círculo cromático, uma de frente para a outra. Essas são as cores que oferecem maior contraste uma com a outra e demarcando espaços específicos do ambiente. 

Harmonias Graduais

Além das combinações clássicas, o círculo cromático ainda oferece base para misturas ainda mais ousadas, são elas:

– Harmonia de 60º ou tríade: encontre sua cor principal, pule 3 cores e fique com a quarta, pule mais três e você terá uma combinação harmoniosa de 3 cores. 

– Quadrado ou harmonia de 90º: seguindo a regra anterior, agora você deve pular apenas 3 cores, ao final, serão 4 cores na sua paleta. 

– Harmonia de 120º: nessa você fica com uma cor e pula outra, ao final serão 6 cores para você combinar. 

Tendências em cores 

Assim como na moda,as cores do ano ditam muito das tendências de decoração que serão vistas nos próximos meses. Para você se inspirar, nós propomos dois materiais: 

  • Esse artigo, que publicamos recentemente, mostrando as tendências de cores para 2020.
  • E esse vídeo que traz as cores para 2021 e 2022 segundo a WGSN (Worth Global Style Network), empresa que é referência na previsão de tendências em todo mundo.

Decorar com cores pode ser um pouco mais complicado, mas, sem dúvidas, é recompensador. Ao final, você vai ter um ambiente impressionante, bem pensado e transmitindo exatamente as sensações que você desejava. Mãos à obra e boa decoração a todos. 

Para receber mais dicas como essa, não vá embora antes de assinar nossa newsletter

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)