Conheça 6 maneiras de como desenvolver líderes na sua equipe

Conheça 6 maneiras de como desenvolver líderes na sua equipe
Conheça 6 maneiras de como desenvolver líderes na sua equipe

Identificar pessoas capazes de exercer influência sobre o comportamento e o pensamento do outro é uma habilidade de bons gestores. Além disso, em vez de buscar profissionais fora da organização com essas características, saiba que é possível trabalhá-las entre os próprios colaboradores. Neste ponto, provavelmente você deve estar se perguntando: mas como desenvolver líderes em uma equipe?

Antes de dar dicas para que sua empresa seja capaz de executar tal tarefa, é necessário ressaltar a importância dos líderes para o crescimento de um empreendimento. Colaboradores com características de liderança são os que arrebatam seguidores, ampliam a comunicação e ajudam a motivar e engajar pessoas em torno de um mesmo propósito.

Tê-los como aliados do desenvolvimento organizacional é fundamental para que uma empresa cresça e prospere. Assim sendo, continue a leitura e aprenda o que é possível fazer para ter mais líderes à frente da sua organização.

1. Identifique os que trabalham bem em equipe

Um bom líder é aquele que sabe agregar pessoas em torno de um mesmo objetivo. Aqueles que têm a habilidade de organizar equipes devem ser observados com mais atenção, pois comumente são bons comunicadores, planejadores e gestores.

2. Incentive a busca por conhecimento

O processo de aprendizagem não deve ter fim para os que querem sobressair no mercado de trabalho. A busca por novos conhecimentos faz parte do desenvolvimento de líderes. Por isso, os gestores devem criar políticas e campanhas de incentivo aos estudos, à leitura e à troca de informações.

3. Esteja aberto a conversas

Ao fazer com que os profissionais se sintam à vontade para conversar sobre questões diversas referentes ao trabalho, são abertas muitas possibilidades de conhecer melhor os demais colaboradores. Assim, perceber os que se sobressaem e têm mais aptidão para a liderança fica mais fácil.

4. Aplique métodos avaliativos

Treinar o olhar para encontrar os melhores colaboradores é importante, mas apenas ter a percepção de que alguém aparenta ser bom não é suficiente. É preciso buscar por metodologias de gestão de pessoas que sejam capazes de analisar desempenhos e de oferecer feedbacks para que a melhoria contínua aconteça.

5. Seja o exemplo

Quando um funcionário trabalha com outro que ele admira, passa a observar e a reproduzir as atitudes e posturas que ele exerce. Se os comportamentos forem positivos e acolhedores, os dos demais também serão. Nesse sentido, é significativo ser o exemplo de líder que deseja encontrar nos demais membros de uma equipe.

6. Descentralize o poder

Uma ótima oportunidade para identificar potenciais líderes é delegando mais funções para o time com o qual trabalha. Bons gestores são mestres nessa arte e sabem aproveitar ao máximo a descentralização do poder para aumentar a produtividade e fazer com que os outros apresentem suas competências.

Gostou de saber como desenvolver líderes na sua equipe? Lembre-se de trabalhar também suas habilidades para treinar o olhar a fim de identificar os colaboradores que mais se destacam.

Se você tem dúvidas sobre o processo de liderança ou quer deixar sua opinião sobre o artigo, use a caixa de mensagens abaixo e nos conte como este texto o ajudará na gestão da sua equipe.

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