Como se destacar no setor moveleiro? Saiba tudo aqui

Como se destacar no setor moveleiro? Saiba tudo aqui
Como se destacar no setor moveleiro? Saiba tudo aqui

A preocupação com o negócio é uma questão de sobrevivência. Estar atento à loja, aos clientes, ao funcionário e ao próprio setor moveleiro é fundamental para buscar a diferenciação da concorrência e manter a clientela fiel à marca.

Mas será que você sabe como se destacar no seu segmento e deixar os adversários para trás? Preparamos um artigo completo, recheado de informações relevantes para você tirar as suas dúvidas e montar um roteiro de sucesso para a sua loja. Continue a leitura e confira!

Por que é importante conhecer a concorrência?

Parte do seu planejamento estratégico passa pela análise de concorrência. É a partir dela que será possível descobrir o que sua loja faz de certo e de errado. A seguir, veja algumas dicas!

Identifique pontos fortes e fracos

Saber as qualidades e defeitos de estabelecimentos concorrentes é primordial para o aprimoramento do seu próprio negócio. Observe os canais de venda, pergunte aos clientes e aos funcionários sobre o que funciona e o que não funciona em outras lojas.

A partir delas, você terá maior conhecimento para evitar o erro dos outros na sua loja, além de maior inspiração para propor ações inovadoras para o seu público.

Defina um diferencial competitivo

A observação da concorrência também traz consigo outros insights. Ao perceber o posicionamento de cada marca, fica mais fácil definir o diferencial competitivo da sua própria loja.

Ao identificar o que faz com que o cliente escolha seu produto em vez do item rival, fica mais fácil entender qual deve ser o posicionamento do negócio, incluindo a parte estética (tipos de móveis, montagem do ponto de venda), o atendimento e a administração.

Estabeleça estratégias (mais) eficientes

Comparação e correção: duas medidas importantes para deixar os rivais para trás. Crie um cronograma periódico para correção de seu planejamento estratégico diante da realidade do mercado e das perspectivas. Observe os resultados alcançados, o que deu certo e o que precisa ser ajustado. Com base nas informações, proponha melhorias para o futuro.

Vale lembrar: mercado e público mudam o tempo todo. O que funciona agora pode não funcionar em alguns meses. A preocupação com a eficiência deve ser constante.

Como se destacar no setor moveleiro?

Informações em mãos, pesquisa e planos na mesa de trabalho? Listamos, a seguir, dicas de ouro para se destacar no setor moveleiro!

Tenha sintonia com o cliente

A clientela feliz é o objetivo final. Afinal, sem ela, não há vendas ou receita. Portanto, cuidar de todos os aspectos que envolvam o relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso.

O CRM é uma boa maneira de organizar e manter a rotina, pois auxilia em todas as fases, da captação ao pós-venda. Outra ferramenta interessante é o estudo de perfil dos consumidores. Ao mostrar o que eles pensam, indica caminhos de ação para a equipe de venda agir.

Aprenda a ouvir os consumidores

Será que você sabe o que o público pensa sobre sua loja? As pesquisas de satisfação representam um método relativamente simples e eficaz. É possível deixar uma caixa de soluções na loja, promover pesquisas na internet (redes sociais, site, e-mail) ou mesmo fazer perguntas durante o atendimento.

Não deixe de dar ouvidos aos insatisfeitos. Críticas negativas pontuais fazem parte, mas, nem por isso, devem ser ignoradas. Uma falha sem correção pode, com o tempo, tornar-se um sério problema. Quanto mais cedo você identificar e resolver os entraves, melhor.

Seja conciso nas respostas

Um cliente está sempre em busca de soluções. Por isso, na hora em que tem uma dúvida, precisa de uma resposta. Dimensões de um móvel, formas de pagamento, montagem de um item, cores e materiais são apenas alguns dos questionamentos possíveis.

A equipe deve estar sempre pronta a oferecer a informação de forma objetiva e clara, sem nunca abrir mão da cordialidade. Ao fazer anúncios na internet, não se esqueça de oferecer uma ficha descritiva completa do produto, incluindo imagens e/ou vídeos.

Estabeleça — e reforce — a confiança

A compra de um móvel é uma escolha importante. Aspectos estéticos e funcionais são levados em consideração ao eleger cada peça. Afinal, ninguém quer adquirir uma cozinha planejada e arrepender-se logo depois.

O papel da sua loja é deixar clara a capacidade para atender às necessidades e desejos de cada cliente, com eficiência e a um preço justo. Escolha um bom fornecedor de móveis planejados, invista na equipe e esteja sempre pronto para resolver os problemas da melhor forma.

Seja simpático

A equipe de vendas faz a ponte entre o produto e o cliente. Porém, não basta que ela saiba tudo sobre o catálogo de produtos, o estoque e os meios de pagamentos. Parte fundamental para a conquista da clientela está na cordialidade no atendimento.

Pequenas atitudes fazem a diferença, como cumprimentar as pessoas, dizer “por favor”, “obrigado(a)” e “com licença”. Sua equipe nunca deve abrir mão da educação na relação com cada comprador em todos os canais de atendimento disponíveis (online e offline).

Quais estratégias usar para fidelizar o cliente?

Concorrência estudada, cliente atraído, falta aprender como promover a fidelização da sua base, fazendo com que as pessoas continuem a eleger seu estabelecimento como destino para a compra de móveis.

Oferecer um atendimento de qualidade

Falamos no tópico anterior sobre como se destacar no setor moveleiro por meio do atendimento. Para acompanhar a qualidade no atendimento, estabeleça parâmetros e padrões, indicando o comportamento desejado por parte dos vendedores.

Tenha atenção ao contratar funcionários, buscando perfis que se adequem à cultura da empresa para compor seus quadros. Valorize a equipe, criando um plano de carreira, oferecendo treinamentos constantes e reconhecendo o papel de cada um para as vitórias, fazendo com que ela valorize a empresa na qual trabalha. Dessa forma, todos estarão constantemente empenhados na melhoria.

Apostar nas tendências

O setor moveleiro, assim como outros bens de consumo, também é regido pelas tendências, seja no formato, seja nos materiais, seja no estilo, seja nas cores. As pessoas querem que suas casas sejam um reflexo de seu senso estético e do seu modo de ver a vida, investindo bastante — e de forma contínua — para deixar tudo “com a sua cara”.

Nunca deixe de prestar atenção ao que acontece no mercado, trazendo o que se vê nas feiras e revistas de decoração para vender móveis planejados. Monte ambientes e vitrines (na loja e no site) que despertem o interesse e a paixão do público. Assim, ele vai considerar seu negócio na hora de buscar um móvel ou uma solução para o próprio lar.

Investir na presença online

Num mundo cada vez mais conectado, investir na sua presença online é fundamental. Sendo assim, ter um site responsivo e perfis ativos em redes sociais deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

Construa e valorize sua marca no mercado. O marketing digital é o parceiro ideal para a jornada, aumentando a visibilidade da loja e conquistando novos mercados, como ao usar o e-commerce de móveis entre seus canais de venda.

A busca pelo destaque no setor moveleiro deve ser um movimento constante, e não apenas uma preocupação pontual. O triunfo é resultado da ação contínua pautada pela excelência, transformando a experiência junto à sua marca em algo fantástico, para clientes, para parceiros e para funcionários.

Quer saber como a Daico pode ajudá-lo na jornada rumo ao sucesso da sua loja de móveis? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra!

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