Como conservar os móveis da cozinha? Siga essas dicas simples e eficazes

Como conservar os móveis da cozinha? Siga essas dicas simples e eficazes
Como conservar os móveis da cozinha? Siga essas dicas simples e eficazes

É comum ouvirmos de que a cozinha é o coração do lar, é nela que nascem nossas melhores receitas e para muitas famílias é na cozinha onde a vida da casa acontece. O que não podemos esquecer é do cuidado com a conservação dos seus móveis, afinal, se ela é tão querida por nós, eles merecem cuidado redobrado.  

Nesse artigo, separamos diversas dicas simples e eficazes para manter seus móveis bem conservados por muito mais tempo. Confira! 

Dicas de como conservar os móveis da cozinha

O peso da cozinha: a distribuição dos utensílios faz toda diferença

Quando uma prateleira recebe muito peso, a madeira enverga, criando aquele efeito que conhecemos como ‘barriga’ e podendo até rachar o móvel. O ideal é distribuir o peso de maneira uniforme e respeitar os limites do móvel em questão. As prateleiras mais baixas, normalmente são mais reforçadas e devem ser destinadas aos utensílios mais pesados.

Se você estiver projetando um móvel, a dica é pensar no que deve ser guardado dentro dele e projetar prateleiras e divisórias que supram essa necessidade.

Móveis de madeira e água não combinam

É por isso que as pias sempre são feitas de outro material. Quando encharcada, a madeira absorve a água e pode estufar, causando dano ao móvel e podendo até comprometer sua estrutura.

Por isso, na hora da limpeza, nada de jogar água sobre os móveis da cozinha, opte por um pano úmido ou ainda, para as sujeiras mais pesadas, a parte macia (normalmente a amarela) da esponja.

Atenção aos produtos de limpeza

Existem inúmeras possibilidades de tratamentos e acabamentos para os móveis de madeira, por isso, é importante entender quais são os produtos ideais para cada tipo de móvel e seguir essa indicação.

Uma dica que sempre funciona é o sabão ou detergente neutro, ou ainda, o sabão de coco. Por serem suaves, esses produtos funcionam bem em qualquer tipo de superfície

Cortinas para conservar

Assim como a nossa pele, os móveis da sua cozinha também sofrem com a incidência de raios solares. Mas como não existe protetor solar para a madeira, o ideal é projetar sua cozinha de maneira em um lugar estratégico para fugir da incidência direta de luz solar e/ou optar por cortinas que protejam seus móveis durante as horas de sol. 

A posição estratégica do forno 

Assim como não gosta de água, a madeira também pode ser afetada pelo calor. Dito isso, o lugar onde colocar o forno deve ser pensado com calma. Em geral, a decisão pode ser baseada em duas dicas: optar por um forno de embutir, que já é projetado para não dissipar calor de maneira prejudicial; ou, posicionar o forno em um móvel aberto ou com espaço suficiente para ventilação.

Quando ao microondas, não há tanto risco, já que o eletrodoméstico não dissipa calor o suficiente para ser prejudicial aos móveis.

Para conservar os móveis da cozinha por mais tempo, não esqueça da manutenção periódica

Tudo que é feito para durar precisa de manutenção, nosso carro, nossas roupas e até nosso corpo precisam de atenção, com os móveis não é diferente. Pequenas ações cotidianas podem fazer com que eles durem por muito mais tempo, e o melhor, parecendo novos.

Lembre-se de conferir as dobradiças, fechaduras e parafusos. Veja se eles estão funcionando corretamente e ajuste possíveis desníveis. Outra dica interessante é polir a madeira anualmente, para garantir seu brilho.

Conservar os móveis da cozinha pode ser mais fácil e prático do que você imagina, mas, para garantir que eles durem por mais tempo, uma dica vale ouro: escolha fornecedores e matéria-prima de qualidade. Assim você já vai mobiliar sua casa com a certeza de que terá móveis para a vida toda.

Se móveis e decoração também são sua paixão, assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse periodicamente. 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)