Como abrir uma filial para loja de móveis? Descubra aqui!

Como abrir uma filial para loja de móveis? Descubra aqui!
Como abrir uma filial para loja de móveis? Descubra aqui!

O sucesso de um negócio é o resultado esperado por todo comerciante que administra sua loja com cuidado. Quando as operações seguem em alta, o passo natural é a expansão, visando atender cada vez mais clientes. No entanto, quando se chega a esse ponto, pode surgir a dúvida: como abrir uma filial para loja de móveis?

Para descobrir a resposta a essa questão, continue a leitura e saiba mais!

O que considerar antes de abrir uma filial para loja de móveis?

Por mais sucesso que uma empresa tenha, existe um momento em que ela chega a um impasse: ou expande as bases ou para de crescer. Isto acontece por muitas razões, e uma delas é a própria limitação da estrutura física: um único ponto de venda só consegue atender um certo número de clientes em uma determinada região.

Já pensou em como abrir uma filial pode ser a resposta para vender mais? A tarefa não é fácil, mas esse pode ser um ótimo investimento. Basta que um planejamento rigoroso seja feito antes de abrir as portas.

Estrutura interna

Sua loja está preparada para crescer? Certifique-se de que a empresa está apta para suportar os novos investimentos, tanto para abrir a filial, quanto para manter as contas em dia enquanto ela se estabelece no mercado.

Mercado

Estude a clientela para saber se é hora de expandir. O ideal é saber de onde vem seus consumidores e o que você pode fazer para facilitar o acesso deles. Esse item será igualmente importante na hora de definir a localização do novo ponto de venda.

Previsões para o setor

Logicamente, é impossível prever tudo o que acontecerá no futuro, mas isso não impede de analisar a situação atual e perceber como o mercado deve se comportar pelos próximos meses — ou anos.

Sua cidade vem crescendo, está com novas construções e mais habitantes? Certamente, esse é um bom indicador de que o mercado de móveis deve aumentar.

Como abrir uma filial no segmento de móveis?

Percebeu que é hora de ampliar a empresa? A seguir, separamos os principais passos para que você saiba como abrir uma filial para sua loja de móveis.

Localização

O endereço da nova loja é fundamental para sua estratégia. A máxima é: possibilitar acesso fácil ao seu público-alvo e clientela.

E isso não significa apenas estar perto. É preciso considerar o pacote completo que permite que o consumidor chegue até você: segurança, espaço para atendimento/mostruário, estacionamento fácil, proximidade a residências e acessibilidade são fatores cruciais.

Na dúvida, faça uma pesquisa para descobrir o que seus clientes esperam do novo ponto de venda.

Documentação

Hora de acionar seu departamento/assessoria jurídica, a fim de saber qual é a documentação necessária para a filial. Lembre-se de também pesquisar, junto à prefeitura, quais são os passos para a legalização do novo negócio.

Vai construir ou reformar? Tenha como parceira uma empresa especializada em obras comerciais, para agilizar procedimentos e evitar estresses.

Atendimento

Será necessário contratar uma nova equipe. Esse é o momento de valorizar a prata da casa, oferecendo oportunidades de chefia na nova unidade. Aproveite que você já tem um time contratado e use-o no treinamento dos novos funcionários.

Qual o papel da gestão para o sucesso da nova loja?

Como você já tem uma loja (a futura matriz), fica mais fácil perceber o papel da gestão eficaz para obter êxito. Não abra mão da elaboração de um plano de negócios. Ele é o documento que vai ajudá-lo a entender — e superar — desafios e riscos, tanto no dia a dia quanto nas ações futuras, em curto, médio e longo prazo.

Acompanhe as metas definidas. Em uma loja nova, é normal ajustar as expectativas à realidade. Fique atento às mudanças para perceber quais são as ações que precisam ser tomadas para evitar problemas adiante. Errou? Mantenha a calma, perceba quais foram as causas que levaram ao resultado negativo, corrija as falhas e siga adiante.

Gostou deste texto? Então, agora que você já sabe como abrir uma filial para loja de móveis, aproveite para planejar a expansão do seu negócio! Para ajudá-lo na jornada, não deixe de conferir 4 ótimas estratégias para o marketing do seu estabelecimento.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)