Closet aberto: um guia para montar o seu

Closet aberto: um guia para montar o seu
Closet aberto: um guia para montar o seu

O closet aberto é tendência. Em evidência no estilo de vida e decoração minimalista, a ideia é bastante versátil e pode ser adaptada para os mais diversos espaços e personalidades. 

Veja as dicas que separamos para te ajudar a montar o seu.

Closet aberto: esse estilo é pra você?

Cada vez mais popular, a opção não é para todos. Apesar de prático e charmoso, manter um closet aberto exige organização e disciplina, afinal, tudo estará a vista, por isso, precisa estar limpo e organizado. 

Se você costuma ter o armário bagunçado e não consegue definir um lugar para cada coisa, o closet aberto pode não ser a melhor opção. Ou ainda, pode ser um desafio para te ajudar a manter tudo em ordem.

Defina o tamanho do closet

O primeiro passo é entender quanto espaço você precisa para dispor todas as suas coisas. Uma boa ideia é começar com uma faxina, desapegue daquilo que não faz mais sentido, leve para a costureira o que precisa ser costurado e assim por diante. 

Quando restarem apenas as roupas e acessórios que você ama, separe-os por categoria, o que precisa ser pendurado? O que pode ser dobrado? Quais peças devem ser mantidas em embalagens? E assim por diante. Com base no volume de cada um desses itens você pode começar a desenhar que tipos de espaços precisa no seu closet aberto.

Gavetas ou caixas?

Sempre existem aquelas peças que não queremos deixar a mostra, seja para não pegar poeira, não prejudicar a estética do closet ou qualquer outro motivo, alguns espaços fechados são coringa em qualquer projeto. 

Porém, não existem regras sobre como eles devem ser, podem ser caixas organizadoras dispostas sobre uma prateleira, um gaveteiro de chão ou até uma cômoda vintage para garantir um charme extra.

Tenha uma decoração impecável com móveis multifuncionais

Ganchos e prateleiras

Além das araras, prateleiras são ótimas opções para o closet aberto, além de criarem uma harmonia no espaço, elas são práticas e funcionais, podendo ser usadas para armazenar peças dobradas, caixas organizadoras, calçados e até itens de decoração. 

Outra opção interessante são os ganchos, eles podem complementar as prateleiras e araras formando um ótimo espaço para chapéus e acessórios em geral.

Cuidado ao escolher os materiais

O closet aberto é uma opção atemporal e, justamente por isso, deve ser pensado para resistir ao tempo. Dessa forma, a escolha dos materiais usados em sua montagem é fundamental. 

Comece deixando seu projeto bem redondinho e opte por madeiras de boa qualidade, araras tratadas e reforçadas e não esqueça de verificar a quantidade de peso que cada espaço suporta.

Pequenos truques de decoração

O closet aberto é bastante versátil, sendo possível montá-lo em um espaço pequeno, naquele cantinho que está sem uso ou até em um cômodo todo dedicado a ele, tudo depende do seu espaço e da sua necessidade. 

Espaços com teto rebaixado, corredores e a parte de baixo da escada podem ser aproveitados para criar closets abertos cheios de charme. Um pequeno cômodo adicional ao quarto, quando bem planejado, pode ajudar a dar mais profundidade para o local. Com pequenos truques de decoração e o mobiliário certo, seu closet aberto vai ser um sucesso.

Toques finais

Quando estamos escolhendo o que vestir, queremos nos sentir confortáveis, por isso, seu projeto de closet aberto pode incluir pequenos adereços que ajudem a trazer essa sensação para o espaço. 

Avalie a possibilidade de adicionar um espelho para conferir o look, uma iluminação especial também é uma ótima opção. Um tapete no chão deixa o ambiente mais confortável e um banquinho para calçar os sapatos pode ser muito mais prático do que você imagina.

Dinâmico e cheio de personalidade, o closet aberto vai mudar a forma como você se relaciona com as suas roupas, além de trazer uma nova experiência na hora de montar novos looks. Não tenha medo de ousar e conte com a ajuda dos nossos especialistas para criar o projeto ideal para suas necessidades. 

E antes que você pense em ir embora, não esqueça de assinar nossa newsletter, assim você fica por dentro desse e de diversos outros artigos sobre o universo da decoração.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)