As tendências de cores para 2020

As tendências de cores para 2020
As tendências de cores para 2020

Cores transmitem sentimentos, intenções, elas fazem a vida e os ambientes mais coloridos. Entender as tendências de cores que se apresentam para as próximas temporadas e o que cada uma delas representa, além de uma fonte de inspiração, pode nos ajudar a ver o mundo com outros olhos. 

Seja na indústria da moda, da beleza ou do mobiliário, a importância das cores é notória e estar em dia com elas, é fundamental. Para te ajudar a fazer boas escolhas, separamos um guia das tendências de cores para 2020. 

Pantone Classic Blue 19-4052, a tendência de cor para 2020

O classic Blue veio para ser um porto seguro em meio a tempestade, em um mundo que muda mais rápido do que conseguimos processar, a cor de 2020 reflete tranquilidade, paz e segurança. 

Segundo a Diretora Executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, “vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.”

A cor de 2020 também traz uma preocupação com o bem-estar do planeta, versando sobre sustentabilidade e preservação, ao mesmo tempo em que remete ao bem-estar humano, trazendo o equilíbrio que provoca paz e serenidade. 

Dentro dos próximos meses a cor deve ser destaque em roupas, acessórios, móveis e tintas. Para além das passarelas, ela é uma aposta certeira para quem está pensando em construir ou reformar, comprar novas roupas ou objetos de decoração. 

Além da cor do ano, a Pantone também organiza duas paletas de cores por temporada, uma para o  Fashion Week de Londres e outra para o de New York. Veja quais são as tendências de ambas.

Paleta de cores para primavera/verão 2020 em Londres

A paleta deste ano traz cores vivas combinadas com os tons clássicos, formando uma atmosfera enérgica e positiva. 

“A Primavera/Verão 2020 é uma história expressiva e colorida, pois vemos tons ousados, atraindo-se de uma maneira nova para criar histórias de cores mais provocantes – mas cada cor tem que ser forte o suficiente para se sustentar “, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Com um ar artístico, a paleta promete entregar uma visão otimista através de suas combinações vibrantes, estampas multicoloridas e blocos de cores.

Os clássicos da coleção

Essas são as cores sazonais fixas, elas servem como base para combinações com o restante da paleta, além de poderem ser usadas de maneira independente. 

Cuban Sand

O calor inerente da Cuban Sand nutre e reconforta.

Blueberry

Um azul meia-noite, provocante e meditativo, traz um ar de mistério.

Blanc de Blanc

É percebido como um branco suave, sutil e esclarecedor.

Oyster Mushroom

Um cinza-pérola que exibe uma força silenciosa.

Em New York, as tendências de cores mudam

Leve e descontraída, a paleta de cores para primavera/verão 2020 em New York traz personalidade, criatividade a auto-expressão para todos os aspectos do cotidiano. 

Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, “combinando o desejo por estabilidade, criatividade e um design ainda mais espontâneo, a cartela de cores Primavera Verão 2020 traz infusões de uma herança cultural e da tradição com um “update” colorido que cria uma história forte e multi-colorida em harmonias que são energizantes e otimistas”.

As paletas fixas

Para usar em complemento ou sozinhos, os clássicos da paleta New York exalam versatilidade e sofisticação clássica. 

Lark

Autêntico e modesto, Lark é um “khaki” despretensioso e versátil.

Navy Blazer

Um azul escuro profundo cheio de estilo e de auto-confiança.

Brilliant White

Sugere simplicidade e modernidade.

ASH

Sólido e forte, eternamente atemporal, nos traz uma mensagem de longevidade. 

Agora que você já mergulhou no mundo das tendências de cores para 2020, temos certeza que seus próximos projetos vão refletir essa busca por personalidade, simplicidade e segurança. 

Aproveite nossas dicas para redecorar um espaço da sua casa e depois nos conte como foi sua experiência. E claro, se você quer continuar recebendo conteúdos como esse, assine nossa newsletter antes de ir embora. 

*Artigo produzido com informações e imagens da pantone.com.br

 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)