A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua

A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua
A altura da banqueta perfeita: o guia para escolher a sua

Escolher a banqueta certa para sua cozinha ou área de convivência pode ser uma escolha mais complicada do que parece à primeira vista. Ao pensar em qual modelo selecionar, as perguntas logo começar a surgir: qual a altura ideal? Deve ter encosto? Quantas devo ter? 

Para tornar essa jornada mais fácil, nós separamos alguns tópicos que vão te guiar na escolha da altura da banqueta perfeita. Confira! 

Altura das banquetas ideais 

A ergonomia é um fator primordial quando se fala em mobiliário, principalmente uma peça tão versátil, entender qual é a altura ideal para a sua cozinha é o primeiro passo para escolher a banqueta perfeita. Meça a altura da sua bancada e veja em qual categoria ela se encaixa.

– Bancadas de 90 a 92 cm = Banqueta baixa (60 a 65 cm de altura)

– Bancadas de 1 a 1,5 m = Banqueta média (70 a 75 cm de altura)

– Bancadas de 1,15 a 1,20 m = Banqueta alta (80 a 85 cm de altura)

Essa regra serve para garantir que você e seus convidados possam sentar confortavelmente ao redor da bancada para uma rodada de bebidas ou um jantar, por exemplo. 

Outra opção são as banquetas reguláveis, dessa forma, você pode ajustar a altura de acordo com a necessidade de cada uso ou convidado.

Banquetas com ou sem encosto? 

Tudo vai depender de para que a banqueta vai ser mais usada. Ela vai ficar na mesa principal da sua cozinha, onde acontecem a maioria das refeições? Então uma opção com encosto vai trazer mais conforto para compartilhar momentos com sua família. 

Já se a bancada fica em uma área secundária, como onde as refeições são preparadas ou onde vocês costumam se reunir para drinks rápidos, os encostos podem não ser necessários. 

O mesmo vale para os apoios para os braços e os pés, pense se essas opções farão seu dia a dia mais confortável ou se elas não fazem tanto sentido assim para sua rotina de uso. 
Uma boa dica aqui, se você está em dúvida, é ir até um mostruário e testar alguns modelos, para entender o que encaixa melhor no seu perfil de uso.

Design

Quando se trata de como sua banqueta deve se parecer, dois fatores devem ser levados em consideração: estilo e durabilidade. 

Escolha uma banqueta que combine com o resto do seu cômodo e com a sua personalidade, mas, ao mesmo tempo, observe de que materiais ela é feita, se eles são resistentes, duráveis, fáceis de limpar e o que mais for importante na sua lista. Os dois materiais mais recomendados são madeira e metal, justamente por sua qualidade e resistência.

Outro ponto para prestar atenção é o local onde as bancadas vão ficar, se elas forem de uso externo, para a área de churrasco, por exemplo, opte por materiais que sejam resistentes às diferentes condições climáticas.

Se você chegou até aqui, também pode gostar de: Ideias de cozinha planejada: como os móveis podem dar um up na decoração?

Como dispor as banquetas na cozinha

Tendo escolhido a altura, o formato, o material e o design da sua banqueta, é hora de entender a forma de dispô-las. O ideal é que as banquetas tenham cerca de 55 cm umas das outras. Dessa forma, você garante um espaço suficiente para que cada pessoa sentada possa fazer sua refeição confortavelmente. 

Também é importante verificar se elas estão suficientemente afastadas da bancada para que os joelhos não fiquem colidindo com a mesma. 

Agora que você já sabe qual a altura da banqueta perfeita para sua cozinha, conta pra gente, como foi a sua leitura? Que outras dúvidas surgiram? Como ficou o resultado final? 

Aqui na Daico nós somos apaixonados por ajudar nossos clientes a fazerem as melhores escolhas e, por isso, elaborar conteúdos como esse fazem parte da nossa rotina. Quer receber mais dicas sobre móveis e decoração? Cadastre-se na nossa newsletter. 

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)