Afinal, como fazer um plano de negócios para a empresa?

Afinal, como fazer um plano de negócios para a empresa?
Afinal, como fazer um plano de negócios para a empresa?

Saber como fazer um plano de negócios é fundamental para qualquer empreendimento. Afinal, é por meio dessa ferramenta que se descobrirá se a abertura do negócio é viável sob diversos aspectos, como mercadológico, financeiro, operacional e estratégico. Além disso, é o norte de todas as atividades.

Ou seja, ele permite identificar e prever ações para controlar riscos e problemas inerentes ao empreendimento. Também possibilita estabelecer objetivos e traçar meios eficazes de alcançá-los. Quer saber como fazer um plano de negócios para a empresa corretamente? Então, continue com a leitura deste post e veja como fazer cada etapa!

Sumário executivo

É a primeira parte do plano de negócios. No entanto, o ideal é que ela seja escrita por último. Isso porque essa etapa é um resumo das informações mais importantes do empreendimento.

Desse modo, ao elaborá-la depois, haverá mais clareza sobre o que deve ou não ser incluído. O sumário deve ser breve e prender a atenção do leitor. Os principais dados que devem constar são:

  • descrição do negócio e seus diferenciais no mercado;
  • missão e visão;
  • descrição dos perfis de empreendedores e funcionários;
  • produtos ou serviços oferecidos;
  • público-alvo;
  • localização;
  • valor total do investimento;
  • forma jurídica;
  • enquadramento tributário.

Análise de mercado

Essa é a parte principal de um plano de negócios. É a fase na qual você entenderá melhor seus clientes, como está o mercado e a concorrência e qual a maneira mais adequada de trabalhar com os fornecedores. Vale ressaltar que o plano não é especulativo, ou seja, é necessário pesquisar bastante.

Busque saber quem compra o produto ou serviço que você oferece e quais são seus hábitos, renda e demais detalhes que julgar importante. A respeito da concorrência, analise o que oferecem, sua política de preços, o porquê de o público os procurar, entre outros. Sobre os fornecedores, pesquise sobre preços, entregas e qualidade e não esqueça de verificar como é sua reputação no mercado.

Plano de marketing

Nessa etapa, você deve descrever seus produtos ou serviços de forma extremamente detalhada. Aproveite para ressaltar seus diferenciais. Ainda, especifique as formas de divulgação da sua empresa. O plano de marketing é essencial para antever como serão as vendas e de que modo é possível impulsioná-las.

Plano operacional

Aqui, é preciso descrever o funcionamento do negócio, demonstrando os passos para a venda do produto ou da prestação do serviço. Para isso, é preciso determinar produtividade, quantidade de funcionários, maquinário, capacidade de distribuição e de armazenamento e disponibilidade e prazos dos fornecedores.

Plano financeiro

O plano financeiro é a última parte para fazer um plano de negócios. É o resultado em números dele. Então, faça o cálculo de tudo que for relativo a dinheiro e que foi descrito no plano: custos com matéria-prima, equipamentos, fornecedores, funcionários, estabelecimento físico, marketing etc.

Ao final, será possível saber quanto será necessário investir para que o empreendimento seja um sucesso. Elabore também um demonstrativo de resultados. Dessa forma, você poderá compreender melhor como o negócio será: sua renda, seus lucros, suas despesas e em quanto tempo haverá o retorno do investimento inicial.

Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios, certamente reduzirá os riscos tão comuns a todos os empreendimentos. Afinal, ele é uma ferramenta indispensável para quem deseja empreender e verificar a viabilidade do negócio. Mantenha o planejamento sempre atualizado e não deixe de pesquisar e entender seu mercado, bem como seus clientes, concorrentes e fornecedores.

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