5 ações de pós-venda para começar hoje mesmo

5 ações de pós-venda para começar hoje mesmo
5 ações de pós-venda para começar hoje mesmo

As técnicas de pós-vendas estão cada vez mais presentes na rotina de quem trabalha com vendas de longo prazo. É hora de descobrir como e porque essa pode ser uma boa pedida pra sua loja de móveis também.  

O que é pós-venda? 

De forma sucinta, é o conjunto de ações que você faz após a entrega e montagem do móvel na casa do seu cliente. Ela pode começar com uma ligação para ver se a instalação aconteceu normalmente e durar por muito tempo depois disso, tudo depende do seu objetivo

O pós-vendas, apesar de comumente ser esquecido pelas empresas, é uma forma mais barata e eficiente de fechar novos negócios. Você sabia que, segundo o Gartner Group, ‘’a previsão é que 80% dos lucros futuros da sua empresa venham das mãos de 20% dos seus clientes.”

Já Philip Kotler, o pai do marketing, afirma que “as empresas gastam até sete vezes mais para conquistar novos clientes do que manter consumidores fiéis ao seu negócio.”

Parecem bons motivos para começar a repensar sua estratégia de pós-venda, não é mesmo? Veja o que você pode fazer: 

1. Comece com o básico

Sabe aquela história de para mudar o mundo comece arrumando sua cama, pois bem, ela faz bastante sentido nesse contexto. De nada adianta ter ações incríveis de pós-venda e não responder o WhatsApp do cliente

Por isso, a melhor forma de começar é organizando a casa. Reveja seus processos internos de atendimento e suporte ao cliente, tenha uma política de atendimento clara para todos os funcionários e crie a sensação de que sua loja sempres estará lá para quando o cliente precisar. 

Aqui estão algumas ações simples para você começar:

  • Dar suporte sempre que o cliente solicitar;
  • Ligar logo após a entrega e montagem do móvel para saber como foi;
  • Dar um alô no aniversário. 

2. Conheça o seu cliente e o que ele já comprou com você

Outro ponto que pode fazer seu pós-venda ir por água abaixo é não ter um histórico atualizado do seu cliente. Imagine essa cena: você liga para saber como está a satisfação do cliente com sua cozinha nova e acaba descobrindo que o móvel que ele fez contigo foi um guarda-roupas.

Da mesma forma que o médico tem o prontuário de cada paciente com as informações mais importantes, tenha um histórico do seu cliente com informações que você deve sempre lembrar antes de falar com ele. 

3. Mantenha contato 

Não seja aquele contato do ‘Oi,sumido’, aquela pessoa que aparece do nada, em momentos aleatórios. Um bom pós-vendas precisa ser baseado em dois fatores: constância e oportunidade. 

Seja constante na vida do seu cliente, mande emails regularmente, faça ligações esporádicas, mande mensagens. E quando o fizer, encontre a oportunidade perfeita, tenha algo importante para compartilhar, faça aquele tempo valer a pena. 

4. Cross, Upseller e Overdelivery

Mas todo esse trabalho tem um objetivo, certo? Que seu cliente volte a fechar outros projetos com você. Para isso, entenda os tipos de vendas que você pode oferecer: 

Cross-selling (venda cruzada) – é a ideia de vender produtos relacionados aquilo que o cliente já decidiu, adicionando valor e aumentando o ticket-final da venda.

Upselling – trabalha a ideia de upgrade. Como meu cliente pode ter algo ainda melhor do que já tem? Pode ser um acabamento, um material ou cor diferenciada, por exemplo. 

Overdelivery entregar mais do que o esperado, surpreendendo o cliente de forma positiva. Nós temos um artigo inteiro falando dessa técnica aqui

5. Seja transparente e honre a sua palavra

Erros acontecem ao longo do processo e isso não é necessariamente um problema. O diferencial está em como lidar com eles. 

Nossa dica, seja honesto e transparente com seu cliente, admita o que deu errado, peça desculpas e ofereça boas soluções. Clientes que tem seus problemas resolvidos tendem a se tornar ainda mais fiéis às marcas. 

Por isso, lembre-se: o importante mesmo é buscar melhorar sempre. 

Criar e manter estratégias de pós-vendas é uma forma eficiente de vender mais com menos esforço. Agora que você já sabe como começar é só colocar nossas dicas em prática e logo os resultados vão aparecer. 

Se curtiu esse conteúdo e quer receber mais artigos como esse, cadastre seu melhor email na nossa newsletter.

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)