4 dicas essenciais para montar um home office eficiente

4 dicas essenciais para montar um home office eficiente
4 dicas essenciais para montar um home office eficiente

A modernidade e o avanço da tecnologia permitiram que muitas pessoas passassem a trabalhar em casa. Mas, para evitar distrações e realizar as tarefas com conforto e produtividade, é fundamental ter um ambiente específico para isso. Então, nada de trabalhar no sofá ou na mesa de jantar. A solução ideal é montar um home office.

Esse conceito virou tendência e significa criar um espaço que funciona como um escritório em casa. O local precisa ser funcional e agradável, pois é onde você passará várias horas do seu dia. Quer saber como montar o seu sem precisar de uma reforma? Então, fique de olho nas dicas que separamos para você!

1. Escolha o local adequado para montar um home office

Não é preciso um espaço amplo para montar um home office. Aliás, como os imóveis atuais contam com cômodos menores, nem todos têm um ambiente inteiro disponível para montar o seu cantinho de trabalho.

O lugar deve comportar uma escrivaninha, uma estante ou gaveteiro para organizar seus materiais. Então, basta reservar um espaço na sala de estar, de TV ou mesmo no quarto. O importante é que seja perto de alguma janela.

Desse modo, além de aproveitar a luz natural, você terá outro lugar para olhar (que não seja a tela do computador) e descansar a vista e as ideias.

2. Prefira móveis planejados

O motivo é bem simples: os móveis planejados oferecem economia de espaço, funcionalidade e organização. Esses pontos são essenciais para quem deseja ter produtividade e um bom desempenho no trabalho, não é mesmo?

Essa é uma forma de montar um home office em um espaço pequeno sem a necessidade de ter diversas peças que viram sinônimo de bagunça. Uma alternativa aos móveis planejados são os multifuncionais, como prateleiras que viram mesas de apoio, mesa dobrável, bancada com base para livros e outros materiais.

Quais são as 8 maiores vantagens dos móveis planejados

3. Cuide da ergonomia

O principal de todo home office é a ergonomia. Afinal, passar muitas horas em uma posição errada traz dores e problemas sérios de postura. Portanto, invista em móveis adequados. A cadeira ideal deve ter apoio para os braços, permitir que seus pés toquem totalmente o chão e cujo encosto deixe sua coluna bem reta.

A mesa deve ter uma altura na qual, ao digitar, seu braço forme um ângulo de 90° com o antebraço. Ainda, vale apostar em itens que melhoram o conforto em uma mesa de trabalho, como mousepad com elevação, e teclado com acomodação para os punhos.

4. Organize seu home office

Trabalhar em casa é um privilégio, mas tem seus desafios. O principal são as distrações. Por esse motivo, tudo o que você precisa para realizar suas tarefas deve estar à mão, em sua estação de trabalho.

Caso contrário, cada vez que você precisar ir a outro cômodo para buscar papel, canetas, sua agenda ou outra coisa, você enfrentará tentações que tirarão sua atenção, como seu animal de estimação, TV, companheiro, afazeres da casa.

Deixe apenas o essencial para seu trabalho sobre sua mesa: computador, impressoras e telefone, por exemplo. Itens que não sejam utilizados com tanta frequência (agenda, canetas, grampeador) devem ser guardados em gavetas. Quanto mais organizada for sua bancada, melhor seu trabalho fluirá.

Viu como é fácil montar um home office? Depois de escolhido um local bem iluminado e arejado, é preciso atentar para o mobiliário. Preze sempre pelos móveis que oferecem conforto, funcionalidade, praticidade e organização. Dessa forma, você terá maior desempenho e produtividade em suas tarefas, além de não prejudicar sua saúde devido à posição incorreta ao exercer sua atividade.

Gostou deste artigo? Que tal aproveitar a visita no blog e assinar a newsletter? Assim, você ficará por dentro de todas as nossas publicações!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)